Dra. Cegonha

Como melhorar o sono do meu bebé com Osteopatia pediátrica

Escrito por:

Susana Wilton Osteopata Pediátrica

Como melhorar o sono do meu bebé com Osteopatia pediátrica

O sono do bebé ou criança é um importante processo de reparação de vários sistemas fisiológicos e é fundamental para um crescimento/desenvolvimento saudável (quer ao nível físico, quer ao nível emocional, ou mesmo imunitário). 

No momento em que nascemos, ainda não trazemos este processo devidamente estruturado e regulado, essa construção irá acontecer ao longo dos primeiros anos de vida da criança, sendo que as principais alterações acontecem durante o primeiro ano. 

Índice de procura: 

  1. O que é Osteopatia e como ela pode ajudar a melhorar o sono? 
  2. Causas da desregulação do sono
  3. Causas da desregulação do sono no primeiro ano de vida   
  4. Como pode a Osteopatia ajudar com o sono desregulado?   


O que é Osteopatia e como ela pode ajudar a melhorar o sono? 

A osteopatia pediátrica considera que, se o bebé ou criança não dorme bem, é porque existe algum desconforto e/ou dificuldade mecânica/estrutural na origem dos acordares. 

De um modo geral, a estruturação do sono vai acontecendo de forma natural, variando de acordo com a velocidade de maturação do sistema nervoso, o metabolismo de crescimento do bebé, a introdução da higiene do sono e uma boa gestão de autorregulação que o bebé tem que conseguir realizar.  

Se isto não acontece deste modo e o bebé/ criança tem demasiados acordares, então tem que ser feita uma avaliação osteopática. 

Causas da desregulação do sono no primeiro ano de vida:  

  • Disfunções cranianas (aplanamentos cranianos, ex. plagiocefalia, e/ou tensões que comprometem o bom funcionamento da glândula Pineal: produtora de melatonina); 
  • Respiração comprometida (freio da língua curto e restritivo, estrutura do palato estreita e alta); 
  • Higiene de sono mal estabelecida (bengalas de sono com associações que dificultam a indução do sono de forma autónoma); 
  • Imaturidade / patologias digestivas que produzem desconforto e geram acordares recorrentes; 
  • Fatores emocionais na tríade parental (relação mãe/ pai/ bebé); 
  • Fatores ambientais (ex. cama, temperatura/ humidade do quarto, ruído, fatores alérgenos, entre outros). 

Causas do sono desregulado a partir do primeiro ano de vida: 

  • Infeções respiratórias, otites crónicas, Rinites; 
  • Hipertrofia dos adenoides e/ou amígdalas; 
  • Distúrbios digestivos não corrigidos durante o primeiro ano de vida (refluxo oculto, obstipação crónica, parasitose intestinal); 
  • Fatores emocionais (inseguranças, ansiedade, conflitos afetivos familiares/ou escolares); 
  • Higiene de sono mal estabelecida. 

Como pode a Osteopatia ajudar com o sono desregulado?

A Osteopatia estuda e trata as disfunções do corpo humano ao nível neuro-músculo-esquelético, visceral, vascular e craniano. A avaliação estrutural e global que o osteopata pediátrico realiza permite identificar conflitos mecânicos e/ou desequilíbrios ao nível dos vários sistemas.  

Através de técnicas exclusivamente manuais, suaves e bem toleradas, é possível eliminar a dor e devolver o equilíbrio funcional e homeostático ao seu bebé/ criança, restabelecendo a liberdade de movimento, devolvendo a função às estruturas. 

Situações que estão na base de um sono mal estabelecido (e mencionadas atrás) tais como: disfunções cranianas, palatos estreitos e altos, freios da língua curtos e restritivos, imaturidade digestiva, otites, rinites, bruxismo, entre outros; são tudo situações em que a osteopatia atua e trata, ajudando deste modo a melhorar padrões de sono.  

O bebé/ criança deve ser sempre considerado/a como uma pessoa única e individual, que vem de um contexto familiar e ambiental também único. A avaliação do sono deve sempre considerar todos os aspetos atrás mencionados de modo a compreender porque dorme mal a criança e encontrar a resposta corretada/ adequada a cada menino/a. 

Não existe uma receita certa para dormir bem, mas existe sim uma avaliação e um tratamento certos para cada criança. 

Saiba mais sobre o sono do bebé neste artigo “Quantas horas de sono deve dormir o meu bebé?