X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O teu ebook vai a caminho

Susana Wilton
Escrito por:

Susana Wilton Osteopata Pediátrica

Quantas horas de sono deve dormir o meu bebé?

As necessidades de sono, a sua duração, qualidade e padrão mudam ao longo da vida, principalmente durante os primeiros 5 anos, como é possível ver com a tabela de sono por idade (Silva et al., 2018; Bathory & Tomopoulos, 2017; Sociedade Portuguesa de Pediatria, 2017).

tabela de horas de sono por idade American Academy of Sleep Medicine em 2016 (Paruthi et al., 2016),

No entanto as recomendações das horas de sono devem ser consideradas como uma orientação/referência, já que é necessário considerar a variabilidade de cada criança. Cada criança é diferente, cada família tem uma rotina especifica e cada país/cultura tem horas de sono muito diferentes. Se há crianças que se mantêm sem sinais de sonolência/irritabilidade dormindo menos horas que o recomendado, outras crianças precisarão de dormir mais horas para estarem bem.

Esta variabilidade individual na necessidade de sono é influenciada por fatores genéticos, comportamentais, orgânicos e ambientais.


Como ter boa higiene do
sono?

A higiene do sono é definida como o conjunto de hábitos e rituais que permitem facilitar o início e a continuidade do sono, compreendendo modificações no ambiente de sono e nas práticas e rotinas, conducentes a um sono em quantidade e qualidade adequadas a cada grupo etário (Wahyuningrum et al., 2018; Halal & Nunes, 2014).

Esta rotina de sono do bebe/ criança permite que o nosso sistema neurofisiológico comece a produzir a hormona do sono (melatonina) e os neurotransmissores indutores do sono apenas por antecipação/ associação do momento do dia que se segue. É, por isto, muito importante que se consiga iniciar uma rotina diária de uma sucessão de momentos que antecedem a dormida, ajudando a criança (e o seu sistema neurológico) a prever o que se segue respondendo concordantemente.

Quais são os sinais de
alerta a que devemos estar atentos?

Durante o primeiro ano de vida, os principais sinais prendem-se com acordares muito próximos e, normalmente, nestes acordares o bebé está irritado e a chorar desconfortável. A partir do primeiro ano de vida as crianças poderão apresentar os seguintes sinais:

  • Hiperativas, desconcentradas, desfocadas e impacientes;
  • Temperamento agressivo e/ou dificuldade relacional com os pares;
  • Cansaço fácil aquando da brincadeira ou prática de exercício;
  • Respirar pela boca;
  • Ressonam a dormir ou começam a ranger os dentes enquanto dormem ou durante o dia (bruxismo);
  • Sono agitado;
  • Despertares constantes.

Partilhar