Dra. Cegonha

Bebé Arco-Íris: a esperança depois da perda gestacional

Escrito por:

Susana Fernandes Colaboradora da Dra. Cegonha

Bebé Arco-Íris: a esperança depois da perda gestacional

Há alguns anos começou a utilizar-se a expressão “bebé arco-íris” para designar os bebés saudáveis nascidos após uma perda gestacional, aborto ou nado-morto, ou ainda para bebés que nascem após um longo período de infertilidade.

A designação “bebé arco-íris” vem da ideia de um filho que nasce após uma fase turbulenta e dolorosa, tal como um arco-íris surge depois de uma tempestade. O termo ganhou popularidade através de blogs e das redes sociais e tornou-se um símbolo de esperança e cura.

Para aqueles que vivenciaram a dor da perda de um recém-nascido ou ainda durante a gestação, o nascimento de um “bebé arco-íris” significa uma alegria imensa, alívio e toda uma intensa mistura de emoções. Tanto que são muitas vezes chamados de bebés “milagre”. 

Apesar da alegria que esta nova gravidez proporciona, pode dizer-se que nestes casos também não será sem preocupação, medo, ansiedade e até mesmo culpa.

Celebrar a vinda de um novo ser, quando ainda se está a lidar com a perda e o luto do bebé anterior, pode despertar emoções contraditórias e provocar algum sentimento de culpa nos pais.

Como lidar com as emoções quando se está à espera de um bebé arco-íris?

Como referimos anteriormente, a gravidez de um bebé arco-íris pode ser uma imensa fonte de culpa e dor, misturada com alegria. Para ultrapassar esta montanha-russa de emoções é importante que procures conforto e apoio junto do teu companheiro ou companheira, de profissionais da saúde e até mesmo pessoas que tenham passado pela mesma experiência. 

Alguns estudos têm demonstrado que as mulheres que passam por experiências como um aborto, perda gestacional ou a perda de um filho, têm um risco acrescido de vir a sofrer de depressão pós-parto e ansiedade. Se sentires que está a ser difícil lidar com a situação, pode ser benéfico procurares aconselhamento de um profissional de saúde mental.  

Escrever um diário da gravidez, em que descreves todas as ansiedades, tristezas e alegrias, pode ser também uma boa ajuda. Tal como será importante cuidares de ti fisicamente e mentalmente, para que estejas no teu melhor nesta fase delicada. 

E quando o bebé nascer?

Quando o bebé arco-íris nascer, tem cuidado para não te tornares demasiado protetora.

É normal que após uma perda, este bebé tão desejado seja alvo de muita atenção e preocupação. Mas é muito importante que não exageres na superproteção.

Chorar, ser contrariado e lidar com a frustração faz parte da vida e de um crescimento saudável.

Os bebés precisam de liberdade para se desenvolverem. Cair, magoar-se e errar faz parte do processo.

Tenta ficar tranquila! Não coloques no bebé a responsabilidade de preencher o vazio que o bebé anterior deixou.