Inês Nobre Personal Trainer, Especialista em Treino para Grávidas e Recuperação Pós-Parto
Exercícios do pavimento pélvico: qual é o impacto na saúde da mãe?
Sabias que um pavimento pélvico saudável pode fazer toda a diferença para a gravidez e para o parto? Se como muitas mães nem tinhas conhecimento da importância do pavimento pélvico, então continua a ler.
No nosso último artigo começámos a desmistificar o significado deste conceito, e queremos agora ajudar-te a perceber que exercícios são essenciais para fortalecer estes músculos.
Para além de ser um conjunto de músculos que servem para suportar o útero, bexiga e reto, são ainda responsáveis pelo parto vaginal e pela passagem do bebé na hora do parto, tendo assim uma importância inquestionável durante a gravidez.
Consequências de um pavimento pélvico debilitado
Infelizmente, este é um tema ainda pouco falado, mas de extrema importância para a nossa saúde! Com o passar dos anos, ou após uma gravidez, o pavimento pélvico aumenta substancialmente as probabilidades de se tornar debilitado e trazer como consequências, como:
- Incontinências urinárias
- Prolapso dos órgãos pélvicos
- Dor lombar
- Dor pélvica
- Diástese patológica
Se começares desde cedo a trabalhar o teu pavimento pélvico, a recuperação no pós-parto fica mais facilitada. Vais conseguir evitar problemas como incontinências urinárias, dores lombares e pélvicas, e diástase patológica (pois os retos abdominais vão fechar correta e gradualmente após o nascimento do teu bebé). Quando estas estruturas não são trabalhadas, existe uma grande probabilidade de desenvolver diástases.
Tudo isto pode parecer um pouco assustador, no entanto é importante estares informada relativamente às soluções que existem para combater estes casos.
Como saber o estado do teu pavimento pélvico?
O primeiro passo para garantires que o teu pavimento pélvico reúne as melhores condições para te apoiar durante a gravidez é mesmo consultares um fisioterapeuta especializado nesta área. O exame, ou avaliação, é feito observando-se a capacidade de contração dos músculos da pelve através da palpação interna. Assim, percebe-se o nível de força e resistência muscular da grávida.
De seguida, e com essa informação, já é possível recomendar os exercícios necessários para que fortaleças o pavimento pélvico durante a gravidez. E é aí que os profissionais de exercício, também especializados nesta área, entram.
Que exercícios fortalecem o pavimento pélvico?
E então, como é que podem fortalecer estes músculos? Primeiro, tem de se aprender a contrair e relaxar duas zonas distintas, fazendo exercícios adequados a cada uma delas:
- Períneo: através dos exercícios de Kegel. Vamos imaginar que necessitas de ir à casa de banho, tens muita vontade de urinar, mas não tens nenhuma por perto. Contrais a vagina, como se puxasses alguma coisa para dentro, em direção ao umbigo. O objetivo é aguentar 10seg, relaxar e repetir 8-12 vezes. Muita atenção: no momento em que tiveres realmente vontade de ir à casa de banho não faças este exercício, pois a probabilidade de contraíres uma infeção urinária aumenta.
- Abdominal: o abdominal é uma das estruturas que mais devemos ter em atenção no nosso corpo. Quando fortalecido, aumenta o suporte da coluna, dá-nos mais estabilidade e evita que tenhamos dores nas costas. Exercício: Para fazermos uma correta ativação abdominal, temos de saber controlar também a nossa respiração. Para exercitar corretamente a região abdominal deves inspirar, suster a respiração durante cerca de 4 segundos, durante os quais deves contrair o abdómen, empurrando o umbigo para as costas. Ao expirar, durante também cerca de 4 segundos, vais soltar e relaxar estes músculos lentamente.
Quando estes movimentos já são um hábito e são praticados no dia a dia, os benefícios ao longo dos treinos com profissionais de exercício são aumentados, conseguindo-se potenciar a ativação da musculatura mais profunda e ativando todos os músculos do corpo.
Portanto, a resposta a todas estas dúvidas sobre o pavimento pélvico é simples: é através do exercício que podemos fortalecê-lo! Em casos específicos poderá ser necessária a intervenção de um fisioterapeuta pélvico. No entanto, o trabalho conjunto, potencializa ainda mais os resultados.
Procura um especialista, faz uma avaliação e começa a treinar e a cuidar de ti, da tua saúde e do teu bebé!
- Cuidados na Gravidez
Depressão na gravidez – O que fazer
A depressão pré-natal pode ter um impacto muito forte no teu bem-estar e na saúde do teu bebé
Saber maisRelação da mãe adolescente com o bebé recém-nascido
Enfrentar uma gravidez na adolescência é um grande desafio.
Saber maisRebentar as águas: O que fazer e o que é a amniotomia?
Qual é a diferença entre rebentar as águas e a amniotomia?
Saber maisMelhor posição para dormir – com imagens
Em que posição dormir durante a gravidez? Virada só para um lado? Será mesmo assim?
Saber mais