Vanda Santos Ferreira Enfermeira, Especialista em Saúde Infantil | Colaboradora do Banco do Bebé
Preparar a Mala para a Maternidade
Quando se descobre que se está grávida pensamos em tudo ao mesmo tempo, “será menino ou menina?”, “se for menina vai chamar-se …se for menino…”, “tenho de comprar o quarto, a cadeira auto, os biberões, as fraldas, as chuchas, …”, ou seja a gravidez não pode ser vivida de uma forma atabalhoada, consumista pois cada uma é única, e não se deve complicar.
Sim tudo é importante, mas existem algumas coisas fundamentais e os 9 meses vão dar tempo para tudo, se os soubermos viver com serenidade!
A mala que se leva para a maternidade é muitas vezes descurada e feita de uma forma complicada e pouco prática.
Uma sugestão é ir fazendo a partir do segundo trimestre de gravidez, após a ecografia morfológica uma lista que vá ajudando a organizar a mala.
Não deves esquecer-te nunca do Boletim de Saúde da Grávida, todos os exames que fizeste ao longo da gravidez devidamente organizados por datas, documentos de identificação e de subsistema de saúde (caso se aplique).
É por volta dos 7 meses que te deves realmente focar na mala e tudo o que deves levar, tendo em conta o número de dias – 2 ou 3, dependendo o tipo de parto que pode ocorrer: parto normal (eutócico) ou cesariana respetivamente. Estes artigos são os essenciais.
Para a mãe:
- 3 a 4 camisas de noite ou pijamas de algodão, com abertura grande à frente, de forma a facilitar a amamentação
- Roupão
- 2 a 3 soutiens de amamentação
- Chinelos de banho e de quarto
- Produtos de higiene
- Toalha de banho
- Discos de amamentação descartáveis
- Conchas protetoras de mamilos
- Lanolina
- Cuecas descartáveis
- Pensos higiénicos XXL ou de incontinência
- Roupa e calçado confortável para o dia da alta hospitalar.
Para o bebé:
- 3 a 4 bodies e calças de algodão (interior), sem esquecer de tirar as etiquetas
- 3 a 4 babygrows de algodão (exterior)
- 2 a 3 pares de meias de algodão
- Produtos de higiene e limpeza (óleo lavante, água lavante ou linimento, creme barreira e compressas não esterilizadas)
- Fraldas de recém-nascido
- 2 a 3 chuchas esterilizadas
- 4 fraldas de algodão
- 1 toalha de banho
- 1 gorro de algodão
- 1 manta
- 1 tesoura de pontas redondas
Como sugestão podes individualizar em sacos as mudas do bebé para ser mais prático e de fácil acesso quando for altura de o vestir.
A mala deve ser colocada em local visível que, além de ti mesma, o pai ou outro familiar saiba onde está, para levar à maternidade depois do nascimento do tão esperado bebé.
No momento da alta hospitalar é fundamental e obrigatório, se o recém-nascido vai em veículo automóvel, o uso de cadeira auto Grupo 0 ou 0+, que deve ser experimentada a sua colocação correta pela mãe e pelo pai antes desse grande dia:
O dia do nascimento de uma nova família!