Emanuel Alves da Silva Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular
Varizes na gravidez: há tratamento?
É normal surgirem varizes durante a gravidez. Além de incómoda, esta é uma das complicações mais frequentes e que vem acompanhada por sintomas como inchaço, dor/desconforto nas pernas e nos pés.
Geralmente, as varizes aparecem no segundo trimestre da gestação e os sintomas podem intensificar-se à medida que se aproxima a data do parto. No entanto, estes sintomas costumam melhorar nos primeiros meses após o parto e até podes assistir ao desaparecimento das veias mais dilatadas.
As varizes continuam a incomodar-te depois do parto?
Se, após o parto, continuas a sentir incómodo, lembra-te que o uso de meias de compressão e manter um estilo de vida ativo fazem diferença.
Se mesmo assim a situação não melhorar, então, deves procurar ajuda de um profissional de saúde que te indique quais os tratamentos mais adequados à tua situação.
É importante conheceres os tratamentos existentes, de forma a tomares uma decisão informada e é mesmo isso que te queremos explicar!
Que tratamentos para varizes existem?
Atualmente, os tratamentos são realizados com recurso a técnicas minimamente invasivas, que permitem uma recuperação mais rápida, menos dolorosa e com melhores resultados estéticos.
Os tratamentos escolhidos vão depender do calibre das varizes:
- As varizes de pequeno calibre ou “derrames” podem ser tratadas com recurso à escleroterapia (“secagem”).
Este procedimento pode ter eum nome assustador mas, na realidade, consiste na injeção de uma substância química no interior destas veias, que faz com que elas desapareçam. Esta técnica é feita em consultório e, para varizes de calibre muito reduzido, pode ser complementada pelo uso de laser transcutâneo.
- As varizes de maior calibre já exigem, habitualmente, cirurgia.
A termoablação por radiofrequência/laser é a técnica de 1ª linha utilizada no tratamento das veias safenas. Este tratamento consiste em introduzir um catéter na veia que emite uma energia térmica e provoca o encerramento da veia, a qual é posteriormente reabsorvida pelo organismo. Esta técnica, ao contrário da técnica de extração das veias safenas, permite que voltes às atividades de vida diária no dia seguinte, com menos analgésicos, menos hematomas e sem cortes na pele.
Qualquer uma destas duas técnicas poderá ser complementada pela realização de micro-flebectomias. Nós sabemos, mais um nome assustador! Mas são simplesmente micro-incisões realizadas para remoção das varizes debaixo da pele e geralmente em relação com a insuficiência das veias safenas.
Os tratamentos das varizes doem? Como é a recuperação?
Os tratamentos realizados em consultório costumam ser bem tolerados pelos pacientes e a recuperação é imediata.
No caso de cirurgia, o tratamento é realizado sob anestesia e, geralmente, em regime de ambulatório, o que significa que podes ir para casa no mesmo dia.
Particularmente com os tratamentos minimamente invasivos, poderás retomar as tuas atividades de vida diária no dia seguinte, embora com limitação de esforços excessivos na primeira semana. O uso de medicação analgésica (paracetamol, anti-inflamatório) poderá ser necessário no primeiro um/dois dias após a cirurgia.
Em qualquer um dos casos e para uma otimização da recuperação e resultados, está indicado o uso de meias de compressão.
Qual o preço de tratamento de varizes em Portugal?
Esta é uma daquelas perguntas que nos fazem sempre mas, que é muito difícil de responder. O custo dos tratamentos varia bastante e vai depender do hospital ou clínica que escolheres, do seguro que tens, se tens varizes para tratar só numa perna ou nas duas, a quantidade de vasos a tratar, etc..
Como podes ver há muitas especificidades que fazem variar bastante o preço dos tratamentos para varizes em Portugal.
Se precisas de uma opinião de um profissional de saúde, podes sempre contactar-me para podermos avaliar melhor a tua situação específica.