Flavia Serras Serras Mãe e Blogger @ O Estendal Dela
O que fazer quando a tua amiga engravida
A tua amiga engravidou e, de repente, tudo mudou. Será que as coisas nunca mais vão voltar a ser como eram antes? É claro que não! E ainda bem.
Serão nove meses em que o tema das vossas conversas será essencialmente um: bebés. Vais conhecer um novo mundo e aprender imensas coisas, algumas que queres e outras… nem tanto!
- O bebé da tua amiga, que era do tamanho de um grão, agora já tem o tamanho de uma couve-flor e depressa terá o tamanho de uma melancia.
- Vais aprender jargões como toxoplasmose e portanto, levar a tua amiga a jantar a tua casa implica teres de lavar a alface várias vezes com vinagre.
- Irás ouvir falar de coisas tais como rolhão mucoso, toque, teste do cotonete, epidural e aulas de preparação para o parto.
- Vais descobrir que o whatsapp tem uma opção que permite não guardar automaticamente as fotos na galeria do telemóvel e irás ativá-la, tal será o excesso de fotos da evolução da barriguita, muitas delas em trajes menores.
- E não são só as fotos. Também receberás vídeos da barriga a mexer. Inicialmente, só irás conseguir ver a barriga a acompanhar o ritmo da respiração, embora a tua amiga insista que ao segundo 6 se o bebé se mexe. Ela lá sabe!
- Prepara-te para as lágrimas que saltarão sem avisar e para as súbitas mudanças de humor.
- E depois começam as festas: revelação do sexo do bebé e baby shower. Desmarca tudo na tua agenda pois é proibido faltar a tais eventos.
O bebé nasce. E agora?
- Nos primeiros tempos vais sentir falta da tua amiga. Com a adaptação ao bebé, acaba por não ter muito tempo para falar contigo. Aproveita esses 15 dias/1 mês no máximo porque depois… depois é melhor desinstalares o Whatsapp, Messenger, Viber e qualquer outra aplicação que permita o envio de fotos. É que se a barriguita já invadia o teu telemóvel uma vez por semana, desta vez o bebé vai aparecer várias vezes ao dia.
- Mas fica descansada pois novos temas (e tão mais interessantes!) surgirão: cocó, xixi, bolsado, assadura, crosta láctea…
- Os programas com a tua amiga recém mamã vão ficar limitados. As idas ao cinema que já eram poucas, tal era a dificuldade de conciliar a agenda de todo o grupo, agora serão menos, pois é necessário garantir que alguém fica com o bebé.
- A escolha de um restaurante para os vossos jantares terá de satisfazer, em primeiro lugar, os seguintes dois requisitos: 1. Ter espaço para um carrinho de bebé e 2. Ter um muda-fraldas na casa de banho.
- As saídas à noite poderão escassear ainda mais porque que a tua amiga vai preferir ficar em casa a namorar o seu bebé.
Esta tua amiga aparentemente chata está simplesmente a viver uma das fases mais felizes da sua vida e faz questão de partilhar tudo contigo. Porque afinal tu és importante na vida dela.
Esta amiga gosta tanto de ti que te nomeia como tia do seu bebé.
A vossa amizade nunca mais será a mesma não. Ficará inexplicavelmente mais forte! E quando a tua amiga se habituar ao mundo da maternidade e parar de te enviar constantes updatesdo teu “sobrinho”, serás tu quem vai reclamar pois já não consegues viver sem aquela bolinha com pernas e braços.
Apoia a tua amiga nesta fase da vida dela que, embora maravilhosa, é caraterizada por uma sobrecarga hormonal. A tua amiga precisa de ti da mesma forma que tu irás precisar dela quando a tua barriga começar a crescer.
- Curiosidades sobre a Gravidez
Roupa para grávidas: 10 sugestões para o Verão
Quem disse que roupa de grávida tinha de ser feia?
Saber maisCélulas Estaminais | Para que serve? Preços e opiniões
O que significa? O trabalho de parto começa quando ele sai? Sente-se quando sai? Respondemos a tudo!
Saber mais4 Ideias originais para o teu Baby Shower
O chá de bebé é cada vez mais comum, organizado para comemorar a chegada de um bebé e a reta final da gravidez.
Saber maisPrecisas de ideias para disfarces de Halloween?
À procura de disfarces para crianças e bebés?
Saber mais