Endometriose: O Que É, Sintomas e Como Diagnosticar
A endometriose é uma doença ginecológica caracterizada por tecido semelhante ao endométrio fora do útero e está associada a dor e infertilidade.
O tecido ectópico endometrial está geralmente localizado na pélvis, mas pode aparecer em qualquer parte do corpo. Os locais mais comuns são os ovários, o fundo-de-saco de douglas, o ligamento útero-sacral e largo, as trompas de Falópio, o cólon sigmoide e o apêndice. Como dependem de estrogénio, as lesões ectópicas sofrem ciclos de crescimento e hemorragia em sincronia com o ciclo menstrual. A doença exibe um amplo espectro de sinais clínicos e sintomas, propensos a progressão e recorrência. Além disso, a endometriose afeta a qualidade de vida de forma significativa.
Como diagnosticar a endometriose?
Como, atualmente, não existe um método não invasivo e confiável para diagnosticar a endometriose, a verdadeira prevalência não é conhecida. A cirurgia é considerada o método definitivo para o diagnóstico, mas, geralmente, não é realizada em mulheres sem sintomas ou achados físicos que sugiram fortemente a doença. Consequentemente, as estimativas podem variar com a indicação para tratamento cirúrgico. A idade média no momento do diagnóstico da endometriose varia entre os 25 e os 35 anos.
Endometriose: Factores de risco
Entre os fatores de risco estão a nuliparidade, a menarca precoce, a menopausa tardia, os ciclos menstruais curtos, o período menstrual longo, as anomalias müllerianas, as raças caucasiana e asiática, o histórico familiar, o baixo índice de massa corporal, o consumo de álcool e cafeína, entre outros.
No entanto, também existem fatores que diminuem o risco, tais como a multiparidade, os intervalos extensos de amamentação, a menarca tardia (> 14 anos), a raça negra, o tabagismo e o exercício físico regular.
Quais sãos o sintomas da endometriose?
Os principais sintomas da endometriose são:
- Dores menstruais fortes
- Dores nas relações sexuais
- Dores a urinar
- Dores a evacuar
- Dores pélvicas
A endometriose é uma condição que pode impactar significativamente a qualidade de vida da mulher, sendo essencial um diagnóstico precoce e um acompanhamento médico adequado. Conhecer os sintomas e fatores de risco é o primeiro passo para lidar melhor com a doença e procurar as melhores opções de tratamento.
A endometriose pode ter um impacto na fertilidade, mas há formas de prevenir e cuidar da saúde reprodutiva. Descobre mais sobre como proteger a tua fertilidade no artigo: 8 hábitos para prevenir a infertilidade.