10ª Semana de Gravidez
Nesta semana 10 de gestação vamos falar de sintomas como as varizes na gravidez. Podes usar vernizes e gel? Não deves pintar o cabelo na gravidez? Mito ou verdade? Para já, conhece mais sobre a tua pequena ameixa!
O meu bebé
-
Idade de gestação 10 semanas
-
Idade Fetal 8 Semanas
-
Comprimento do embrião 3,5 cm (medida da cabeça
até ao fundo das costas)
-
Gestação 70 dias
-
Peso do embrião 4g (aproximadamente)
-
Tamanho Ameixa
Até agora tinhas um embrião na tua barriga, mas na décima semana isso muda. Agora é um feto e está cada vez mais parecido com um pequenino humano por dentro e por fora!
O esqueleto do bebé sofre grandes desenvolvimentos na 10ª semana: os ossos continuam a tornar-se cada vez mais fortes, a cartilagem continua a formar-se, os joelhos e tornozelos começam a aparecer e a tua pequena clementina já consegue dobrar os cotovelos, os pulsos e os dedos.
As dores de cabeça por causa dos dentinhos a crescer só começam meses depois do teu bebé já ter nascido, mas é na 10ª semana que o processo começa. Dentro das gengivas do pequeno ou pequena formam-se pequenos “botões” que aos seis meses de idade irão começar a aparecer.
Por fora, o cabelo (e quando dizemos cabelo, queremos dizer uma leve penugem) começa a crescer e as unhas das mãos e dos pés a aparecer. Nesta fase, a testa do bebé é bastante grande em comparação com o resto do corpo, mas não te preocupes, com o tempo, e quando o cérebro estiver desenvolvido e no devido lugar, tudo ficará proporcional.
Saúde e nutrição
Uma taça de cereais integrais ao pequeno-almoço, uma salada a acompanhar o almoço, ameixas secas ou frutos secos quando der vontade de um snack, uma banana como sobremesa do jantar – aposta em alimentos ricos em fibra.
E agora que os dentes do bebé estão a começar a desenvolver-se, a vitamina D torna-se outro nutriente a que tens de dar especial atenção.
Inclui alimentos como salmão, leite e sumo de laranja fortificados com vitamina D e ovos na tua dieta e diminui a probabilidade do pequeno ou pequena vir a ter cáries no futuro.
O meu corpo
Como te falámos em semanas anteriores, com a gravidez vem o aumento do volume de sangue, que permite levar mais sangue – e, por isso, nutrientes, vitaminas e todas essas coisas boas – à placenta e ao bebé. Devido a este aumento, podes começar a notar o aparecimento de veias azuladas, principalmente no peito, na barriga e nas pernas – varizes na gravidez é comum.
E falando na barriga: para algumas mulheres, o crescimento desta zona é algo entusiasmante, para outras, motivo de nervosismo. Seja qual for o teu caso, o facto é que é inevitável ganhares uma barriguinha, por isso, o nosso conselho é que desde o início treines a tua mente para ver esta mudança no teu corpo como algo positivo. Dizemos-te isto agora porque na 10ª semana é possível que já consigas notar a parte de baixo do teu abdómen um pouco mais arredondada: é o teu útero a expandir.
Sobre essas varizes – se as veias nas tuas pernas vêm acompanhadas de alguma dor e desconforto, experimenta usar meias de compressão para grávidas, evita cruzar as pernas quando te sentas e continua (ou começa) a fazer algum tipo de exercício físico.
O meu dia-a-dia
Com o avançar da gravidez, é normal que tenhas mais dúvidas, nomeadamente se é seguro ou não para o bebé continuares com certos hábitos que mantinhas até agora. Se tens esta questão relativamente a manicures, pedicures, tratamentos de cabelo, pele e outros cuidados de beleza, aqui temos as respostas para ti.
O uso de verniz e gel não tem qualquer consequência no teu bebé, podes continuar a marcar as manicures e pedicures do costume. E mais: lembras-te na semana 8, quando te falámos do inchaço nas pernas e nos pés? Uma pedicure pode ser exactamente aquilo de que precisas para aliviar esse sintoma. Para além de que, pelo menos durante esse tempo, vais sentir-te mais relaxada que nunca. E numa gravidez, qualquer oportunidade para relaxar é de se aproveitar.
É mito ou verdade que não deves pintar o cabelo na gravidez?
Se aquilo que te preocupa são as tintas de cabelo, espera pelo 2º trimestre para pintares o cabelo.
Na realidade, a quantidade de tinta que o teu couro cabeludo absorve é muito pequena e pouco tóxica e a probabilidade de magoar o teu bebé é igualmente pequena. Mas enquanto os seus órgãos e sistemas básicos ainda estão em desenvolvimento, o nosso conselho é que evites ao máximo o contacto com produtos químicos. Algo que podes considerar é optar por tintas naturais. O que não falta por aí nos dias de hoje são lojas de produtos naturais e encontrar uma tinta isenta de químicos não será tarefa difícil.
O mesmo se aplica aos cuidados de pele: quanto mais natural, melhor. Mas se quiseres continuar a usar os produtos de pele que já usavas antes – afinal, agora há coisas mais importantes em que gastar os teus tostões do que num eyeliner ou num exfoliante novo – lê as listas de ingredientes antes. Alguns ingredientes comuns a evitar são o retinol, o peróxido de benzoílo, os parabenos e óleos de jasmim e de salva.
Uma gravidez significa ter de investir em muitas coisas tanto para o bebé como para os papás. Mesmo que não comecem já a comprar aquilo de que vão precisar, esta é uma boa altura para fazerem uma lista de coisas a comprar. Pode parecer cedo, mas ter o budget organizado desde o início vai evitar momentos de stress no futuro e assim podem fazer tudo nas calmas. Não deixem para amanhã aquilo que podem fazer hoje!
E agora vai beber um copo de água.