11ª Semana de Gravidez
Vamos falar da translucência nucal. Queres saber o que é? Alguns sintomas de gravidez como o enjoo começam a desaparecer nesta semana (finalmente!) e vais ter cada vez mais fome. Queremos que tenhas cuidado com a constipação na gravidez e a ansiedade – tudo tem solução
O meu bebé
-
Idade de gestação 11 semanas
-
Idade Fetal 9 Semanas
-
Comprimento do embrião 4 cm (medida da cabeça
até ao fundo das costas)
-
Gestação 77 dias
-
Peso do embrião 7g (aproximadamente)
-
Tamanho Noz
Pela 11ª semana de gravidez, as unhas do teu bebé começam a despontar nos seus pequenos dedinhos e as orelhas também já começam a formar-se. Se estiveres à espera de uma menina, os ovários também se desenvolvem agora.
Sabes que alguns bebés nascem com pelo. Este pelo, que não é propriamente pelo, é o lanugo: uma camada que protege a pele do teu bebé do líquido amniótico e regula a temparatura corporal da tua noz enquanto está no útero. Após o parto, o lanugo cai. E os bebés que já nascem “com a depilação feita”, é porque o lanugo caiu enquanto ainda estava no teu útero.
A cabeça do teu bebé, neste momento, é metade do corpo dele. Impressionante, não é? Além disso, é transparente. E isso vai permitir que, na próxima consulta, se faça o exame da translucência nucal.
Este exame serve para detectar se o teu bebé pode desenvolver síndrome de Down ou outras anomalias cromossómicas e ainda pode detectar algum problema cardíaco. O facto de um bebé ter muito líquido acumulado nessa zona pode ser um sinal de que algo não está bem, assim como a ausência do osso nasal, que será verificada no mesmo exame. Acreditando desde já que tudo está bem com o teu bebé, o que é o exame da translucência nucal? Uma excelente oportunidade para veres o teu bebé! Além disso, podes ter o bónus de apanhar um especialista que te avance já com um palpite do sexo. Preferias menina ou menino?
Saúde e nutrição
Às 11 semanas de gravidez, começas a dizer adeus aos enjoos e aos sintomas que te têm acompanhado até aqui. O apetite vai aumentar e, com tantas mudanças, o teu organismo poderá começar a presentear-te com umas prisões de ventre. (Ai, gravidez!) Para não esquecer: esquecer os laxantes. Não são uma opção, a não ser que o médico te diga que sim.
Qual a solução, então? A tua alimentação. Venham essas fibras, as frutas com casca (a não ser que o médico te diga que não), os vegetais (nunca são demais) e as leguminosas (olá, feijões, grão, ervilha!). Se és fã de frutos secos (e agora não estamos a falar da tua noz), estes vão ser óptimos aliados! Para uma melhor absorção da fibra, terás de continuar a beber muita água. Já bebeste muita hoje? Este é o parágrafo perfeito para te mandar beber um copo agora.
(Pausa para beberes água.)
Está? Boa! Por falar em água, vamos dar-te um truque para quando sentires excesso de saliva: come uma pastilha. MAS, claro, tinha de haver um mas, escolhe pastilhas sem açúcar e, se possível, sem aspartamo e com o mínimo daqueles aditivos que não fazem bem a ninguém. Lê bem os rótulos!
O meu corpo
A tua barriguinha está a ficar cada vez maiorzinha, não está? Sabemos que sim. Nem que seja porque os botões das calças começam a não conseguir cumprir a sua única função.
Poderás começar a sentir mais calor. À medida que o tempo avança, o teu corpo começa a preparar-se para entrar no segundo trimestre e isso passa por deixares de ter os sintomas chatos. Isso fará com que o fluxo sanguíneo aumente mais um bocado e isso vai notar-se na tua temperatura corporal.
Quantas vezes por dia lavas as mãos? É importante que o faças várias vezes, principalmente se andares de transportes públicos ou trabalhares com muitas pessoas. Além disso, arranja um daqueles desinfectantes de mãos que possam andar contigo para todo o lado. Todos os cuidados são poucos e as bactérias são muitas. Não queremos que alguma chegue à tua noz!
A propósito do calor que poderás começar a sentir, muito cuidado com as mudanças de temperatura e com o tira-põe dos casacos e camisolas. É muito importante que não te constipes durante a gravidez. Problemas respiratórios na mamã são um factor de risco para um bebé desenvolver asma. Também não queremos isso.
O meu dia-a-dia
À 11ª semana de gestação, já começa a ser difícil esconder a gravidez, certo? Depois da próxima consulta, com a certeza de que estás a gerar um bebé saudável, ou na segurança do segundo trimestre, já podes contar ao mundo que vais ser mãe, se essa for a tua vontade!
Se é uma verdade que podes aprender sempre com a experiência de outras mulheres, as tuas amigas que já foram mães, a mãe, a avó, a tia, a amiga médica e mesmo outras pessoas… vão dar-te mil conselhos e sugestões sobre o que fazer, o que comer, o que perguntar na próxima consulta, enfim! Tens de saber filtrar muito bem essa informação. Lembra-te que uma gravidez, só por si, já é complexa e pode ser completamente diferente de mulher para mulher.
Além disso, algumas decisões são só tuas e de quem vai trazer este filho ao mundo contigo. Não te esqueças de que, mais importante do que a opinião, a vontade ou o julgamento dos outros, nunca deve ser mais importante do que aquilo que acreditas ser o melhor para o teu bebé!
11 SEMANAS: SENTES-TE ANSIOSA?
Algumas mamãs sofrem de ansiedade durante a gravidez. É o teu caso? O yoga, de que já te falámos várias vezes, uma consulta de psicoterapia ou os dois ao mesmo tempo, são duas coisas que podes fazer.