X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O teu ebook vai a caminho

Bebé de 1 ano (12 meses)

É o 1º aniversário! Já pensaste que brinquedos e actividades fazer com ele? Vais fazer uma festa? O que interessa é que vem aí o primeiro ano, a primeira palavra, o primeiro passo, o primeiro amigo… Ai ele/a cresce tão rápido! Vamos começar a largar a fórmula e partilhar a tua comida com ele: afinal já não é um bebé, agora é uma criança (aguenta coração!)

  • Peso (percentil 50) 9,5 kg

  • Altura (percentil 50) 74 cm

  • Perímetro Cefálico (percentil 50) 44,9 cm

  • Peso (percentil 50) 10,3 kg

  • Altura (percentil 50) 76,5 cm

  • Perímetro Cefálico (percentil 50) 46,1 cm

Parabéns a você, dá-dá-dá-dá querida!

É dia de festa: celebra-se o primeiro ano do novo membro da família! E com o primeiro ano podem vir muitos outros “primeiros”; a primeira palavra, o primeiro passo, o primeiro amigo… Uma coisa é certa, ele ou ela é a primeira e mais importante razão da tua alegria neste dia!

Vais fazer uma festa? Convidar outras recém-mamãs e papás ou mamãs a dobrar para um lanche em casa pode ser uma ideia gira de assinalar este dia. Há quem diga que a festa de primeiro aniversário é uma festa para os pais. E se assim for, não tem mal nenhum! Se já não estiveres a amamentar, podes aproveitar para brindar ao primeiro ano de vida do teu especial rebento.

Mas vamos falar dos entreténs para o/a aniversariante e os seus pequenos grandes amigos. Podem escolher um tema e criar a decoração em volta desse tema (praia, tribos, desenhos animados, o número 1…), caprichando nas cores e texturas que poderás espalhar pela casa e/ou jardim. Podes também fazer um mini-parque para os pequenos se divertirem, com escorregas, piscinas de bolas, obstáculos. Estas animações, além de serem estimulantes para o desenvolvimento do bebé e dos seus amiguinhos, possibilitam ainda que, caso ainda não tenha acontecido, ele ou ela se estreie a dar o primeiro passo no dia do seu aniversário! Smartphone heavy-users, chegou a hora de demonstrar que conseguem captar o momento certo.

Eu e o Meu Bebé

O teu “bebé”. Está na hora de falarmos na palavra “bebé”. Sim, sabemos que será para sempre o teu/a tua bebé, mesmo quando tiveres 100 anos e só o/a acompanhares de andarilho. Contudo, com um ano, o teu bebé passa oficialmente ao nível seguinte: é agora uma criança.

Essa pessoa que, há pouco mais de um ano, se passeava na tua barriguinha, sempre contigo, indissociável, está agora mais independente. Quer por-se de pé, já segue objectos com os olhos, está a tornar-se cada vez mais forte e precisa da tua ajuda para se tornar numa Super Criança!

Por esta altura, o teu pequeno amor não precisa de brinquedos muito sofisticados ou complexos: uns simples blocos de esponja para empilhar e contornar, talheres e taças de plástico para praticar a coordenação, uma bola a rolar pela sala para praticar a agilidade, são simples opções que o/a vão entreter por horas até cair de sono. É verdade, ele/ela tem-se divertido a puxar-te o cabelo? Mantém aquelas mãozinhas entretidas com, por exemplo, jogos com canções como o Tutti Frutti, o Um-do-li-tá e podes sempre dar-lhe um amiguinho de quatro patas, cuja paciência e a tolerância à dor são um pouco maiores, a quem ele ou ela possa puxar os pêlos com mais frequência!

Desenvolvimento e Crescimento do Bebé

“Bá”, “gá”, “dá”, “má”, “pá” e “dá” outra vez, são as grandes declarações feitas, vezes sem conta, num só dia aí em casa? Óptimo. Continua a ler-lhe histórias com entusiasmo, a conversar expressivamente, a cantar – não te preocupes com os vizinhos -, porque ele ou ela vai acabar por desenvolver mais sons e, eventualmente, surpreender-te com uma primeira palavra!

Por esta altura, a visão dele ou dela já está ao nível da tua (ou talvez melhor, usas óculos?) e consegue ver tão bem como um adulto. Começará a reparar nos detalhes das coisas à sua volta, provavelmente vai começar a ter interesse por objectos mais pequeninos (atenções redobradas!) e como a visão e o tacto estão cada vez mais coordenados, até poderá começar a querer comer sozinho/a pequenos pedacinhos de comida.

Este desenvolvimento da visão, combinado com o aumento de força (diz adeus às banhinhas fofas), fazem com que cada vez mais o teu pequenote se consiga colocar em pé, puxando-se contra mobílias e/ou sofás e arrisque dar uns passinhos com apoio. Atenção: aquele rabinho vai quase de certeza bater no chão.

Alimentação e Sono do Bebé

Está a chegar o momento de largar a fórmula. A partir do primeiro aniversário, poderás começar a dar leite de vaca – ou de cereais – ao teu bebé. Está também na hora de decidir se queres (ou se ela/ele quer) deixar de amamentar. Como todas as transições, esta também deve ser feita de forma faseada. Podes começar por substituir uma das doses num dia, um terço das doses no outro… Devagar e atenta aos sinais que o corpo do teu bebé dá. Em caso de diarreia, vómitos, pieiria ou urticária, deves consultar imediatamente o pediatra. Pode querer dizer que ele ou ela é alérgico a lactose ou algum dos componentes do leite que lhe estás a dar.

E já que falamos em comida… Quem é que parece estar cada vez mais curioso/a com os almoços e jantares da restante família? Diz-se que os olhos também comem. E se o teu prato é bem mais colorido do que o dele/dela, isso vai dar-lhe vontade de ir lá buscar um bocadinho! Podes começar a partilhar com o bebé alguns pedaços da tua comida, para lhe dar a conhecer novos sabores e texturas. Massa e vegetais são boas coisas para lhe dares a experimentar, garantindo que não têm sal ou condimentos e se estão bem cortadas ou desfeitas. Lembra-te que serão precisas cerca de dez tentativas para perceberes se ele ou ela gosta ou não de determinado ingrediente e que deves esperar dois dias entre cada nova experiência antes de seguir para a próxima, para que possas identificar qualquer possível alergia.

Dica extra: imagina que não gostas de beterraba, por exemplo. Não deixes de dar-lhe a provar e fá-lo com o mesmo entusiasmo com que lhe darias a provar a tua hortaliça favorita. Assim, a tua atitude não condicionará a resposta dele/dela ao novo estímulo. Já sabes que ele/ela adora imitar-te!

Que soneira… Com tanta coisa nova para descobrir e para experimentar, a bateria-bebé precisa de cerca de onze horas de sono à noite, mais duas sestinhas por dia. Garante que as rotinas não deixam de existir, mesmo quando a brincadeira parecer muito entusiasmante!

Saúde do Bebé

Fazer um check-up de primeiro ano de vida é muito importante! Aproveita esta consulta para falar com o/a médico/a  sobre tudo, até ao máximo detalhe. Fala sobre o desenvolvimento, as coisas mais fáceis, as mais difíceis, as rotinas, as tuas preocupações – mesmo que pareçam descabidas.

Nunca te esqueças que a tua criança é única e, mesmo que outras mães te digam que “isto” ou “aquilo” é normal ou não, e tenham uma opinião sobre a tua forma de educar, tu é que estás com o/a pequenote/a todos os dias e só tu é que saberás o que é melhor para ele/a!

E a pior parte… vêm aí mais vacinas. Com a chegada do primeiro ano, o teu bebé terá de levar a terceira dose da streptococcus pneumoniae, a primeira dose da vacina do sarampo e a vacina da meningite, que é de toma única.

O primeiro par de sapatinhos

Para quem começa a querer dar os primeiros passos, talvez esteja na hora de ter uns primeiros sapatos! Sair à rua de meias ou de “sapato de bebé” já é muito “ano passado” e uns pés cada vez mais independentes, começam a precisar de uns possíveis parceiros para primeiros passos na rua!

Umas sapatilhas são uma boa opção e são giras, mas não há nada como uns sapatos especializados para bebés, até para garantir que não se magoa.

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

Carlos Daniel Santos
Validado por:

Carlos Daniel Santos Mestre em Medicina, Licenciado em Saúde Ambiental e em Radiologia e investigador na área de Saúde da Mulher

Partilhar