X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O teu ebook vai a caminho

Bebé com 10 meses

Vamos a um restaurante? Coragem, vamos ajudar-te a levar o teu pequenino/a sem desastres! É uma boa altura, porque aos 10 meses e com uma alimentação que já inclui comida sólida, o teu baby já pode ser a estrela do teu restaurante favorito… Mas sem birras, esperamos!

  • Peso (percentil 50) 8,5 kg

  • Altura (percentil 50) 71,5 cm

  • Perímetro Cefálico (percentil 50) 44,2 cm

  • Peso (percentil 50) 9,2 kg

  • Altura (percentil 50) 73,3 cm

  • Perímetro Cefálico (percentil 50) 45,4 cm

Vamos comer fora?

Agora que o teu bebé já come alimentos sólidos, podes passar a levá-lo/a aos teus restaurantes favoritos e tê-lo à mesa contigo e com o teu parceiro/a. Pode ser algo assustador levar o pequeno/a para um sítio público quando é hora de papar, mas acredita que pode tornar-se num óptimo momento em família! Algumas dicas para garantir que todos têm um almoço ou jantar calmo e agradável são:

  • Tenta ir ao restaurante fora das horas mais movimentadas;
  • Leva os talheres para o pequeno/a e um babete;
  • Leva toalhitas, para o caso de o bebé fazer uma confusão maior do que esperavas;
  • Faz reserva e avisa que vais levar um bebé contigo. Assim, poderás confirmar se o restaurante tem cadeiras altas para os seus mini-clientes;
  • Se o bebé começar a fazer uma birra a meio da refeição, tem calma. Tenta acalmá-lo/a com um brinquedo ou a chucha e, se nada resultar, vai dar um passeio com ele/ela à rua durante uns minutinhos;
  • Se quiseres serenidade absoluta durante a tua refeição, podes sempre alimentá-lo/a antes de ires para o restaurante. O mais provável é o pequeno/a adormecer enquanto tu te delicias em paz!
  • Aproveita!

Eu e o Meu Bebé

Como sabes, à medida que o tempo passa, o teu bebé consegue perceber cada vez melhor aquilo que se passa à sua volta. Ele/ela tem sempre os olhinhos e as orelhinhas bem abertas e absorve quantidades impressionantes de informação.

Uma novidade que podes notar no teu pequeno/a por volta desta altura é que ele/ela começa a imitar a maneira como usas certos objectos. Seja o comando da televisão, o telemóvel, as tuas revistas… o teu bebé passa muito tempo a observar-te (a ti e ao resto do pessoal aí em casa) e assim vai aprendendo coisas novas. Algo que podes fazer quando notas que o pequeno/a se está a tornar um verdadeiro macaquinho de imitação é tentar usar isso como uma maneira de lhe ensinar hábitos saudáveis. Por exemplo, podes levá-lo/a contigo para a casa de banho, dar-lhe a sua escova de dentes com um bocadinho de pasta e lavar os teus dentes à sua frente. É bem provável que ele/ela tente imitar-te e, mesmo que das primeiras vezes lhe tenhas de dar uma mãozinha, se fizeres disto uma rotina, o teu bebé vai conseguir lavar os seus dentinhos sem ajuda nenhuma em menos de nada.

E quem diz lavar os dentes, diz qualquer outro bom hábito: lavar as mãos antes das refeições, pentear o cabelo, pôr as mãozinhas à frente da boca quando tosse… O que interessa é aproveitar esta fase em que imitar-te é tão divertido para o bebé!

Desenvolvimento e Crescimento do Bebé

Se ainda não aconteceu até agora, aos 10 meses, o teu bebé poderá começar a apoiar-se nas paredes e mobília para se levantar, e até mesmo para tentar dar os seus primeiros passos. Algo que podes notar quando isto começa a acontecer é que ele ou ela tem alguma dificuldade em voltar a sentar-se. Isso é normal, não tens de preocupar com as suas perninhas. A única coisa que tens de fazer é ensinar-lhe a dobrar os joelhos. Depois de algumas vezes a fazê-lo com a tua ajuda, o bebé passará a conseguir sentar-se sozinho/a.

No que toca ao cérebro do pequenino, já sabes que estes mês representam uma fase de constantes descobertas para o pequeno/a e deixá-lo explorar o mundo à sua volta (sempre em segurança) é uma óptima maneira de reforçar a sua confiança desde pequenino/a. Aos 10 meses, vais começar a perceber algumas das suas preferências, nomeadamente no que toca a texturas e sabores, e vais também notar que a sua personalidade se está a tornar cada vez mais evidente.

Alimentação e Sono do Bebé

Aos 10 meses, o teu bebé deverá receber metade das calorias de que precisa através do leite materno ou em fórmula, e a outra metade através dos alimentos sólidos que tens passado a incluir na sua dieta. Por esta altura, alguns bebés revelam-se muito esquisitos no que toca a comida – parece que nada, mesmo nada é do seu agrado.

Esta pode ser uma batalha difícil de vencer, mas não desesperes. O segredo é teres paciência e usares alguma criatividade na maneira como lhe apresentas alimentos de que ele/ela parece não gostar, mas que são saudáveis e lhe enchem de óptimos nutrientes. Claro que se o pequeno ou pequena não gostar de um ou dois vegetais, não há necessidade de o/a tentar enganar com a tua criatividade. Tenta apenas substituir esses alimentos com outros de semelhante valor nutricional.

Algo que te aconselhamos a fazer por esta altura é incentivar o pequeno/a a comer com talheres. Sim, nós sabemos a confusão que isso pode causar à mesa e o quanto não te apetece ter de limpar tudo no final. Mas encorajar o teu bebé a alimentar-se a si próprio vai ajudá-lo a ganhar cada vez mais coordenação no movimento e, daqui a um tempinho, vais ver que terás bem menos para limpar. E claro, podes sempre começar a fazer isto com alimentos que não criam grande bagunça: cubos de queijo, fruta, ovo cozido ou tofu são quatro óptimos exemplos.

Relativamente ao soninho do bebé, é provável que por esta altura durma apenas uma sesta durante a tarde. Isto pode levar o teu bebé a estar um bocadinho mais irritadiço do que o costume… da mesma maneira que tu te sentias mais stressada que o habitual quando esse pequeno/a não te deixava dormir uma única noite inteira. Eventualmente, ele/ela vai habituar-se ao seu novo horário de sono e voltará a estar de bom humor.

Saúde do Bebé

Já há alguns artigos que mencionamos os dentes do teu bebé e como o seu crescimento pode causar o teu desconforto, mas até agora o mais provável é que não tenhas notado nenhum dente a espreitar cá para fora. Sim, isso deverá mudar por volta do décimo mês! Nesta altura, é possível que comeces a notar os incisivos centrais e laterais a aparecer.

O teu bebé nunca passou por isto, o que pode levar a algum stress e desconforto. No artigo dos cinco meses referimos algumas dicas para aliviares esse desconforto que podes também pôr em prática agora, aos 10 meses. E não te esqueças de o/a pôr a lavar os dentes todos os dias, com uma escova de dentes especialmente feita para bebés!

Ai, essas birras!

O teu bebé virou um belo explorador e isso é óptimo, pois está sempre a aprender! Mas a verdade é que à medida que aprende mais, torna-se mais confiante e, se por um lado isso é bastante saudável, por outro pode levar a birras meio chatas.

Isto acontece porque o pequeno/a ganha cada vez mais vontade de fazer aquilo que lhe apetece e o mais provável é isso nem sempre ser o mais seguro. Nessas situações, tu tens de o/a parar e tentar ensinar que “isso não se faz!”. Se o teu bebé não reagir bem a um não e desatar a chorar, tens de aguentar e bater o pé, por muito que te custe vê-lo/a a chorar. Só assim ele/ela irá realmente aprender aquilo que pode ou não fazer.

Catarina Martins
Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Carolina Mateus
Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

Carlos Daniel Santos
Validado por:

Carlos Daniel Santos Mestre em Medicina, Licenciado em Saúde Ambiental e em Radiologia e investigador na área de Saúde da Mulher

Partilhar