Dra. Cegonha

Bebé com 2 meses e meio

Bebé com 2 meses e meio

Um bebé de dois meses e meio de vida dorme muito? E quanto tempo pode estar deitado de barriga para cima? Sobre isso, vamos falar-te da plagiocefalia. Mas agora começa a pensar que o teu bebé tem de socializar e também que não faz mal pedires ajuda quando precisas!

  • Peso (percentil 50) 5,5 kg

  • Altura (percentil 50) 58,5 cm

  • Perímetro Cefálico (percentil 50) 38,7 cm

  • Peso (percentil 50) 6 kg

  • Altura (percentil 50) 59 cm

  • Perímetro Cefálico (percentil 50) 39,6 cm

Hora de socializar!

Não nos intepretes mal: com esta idade, o teu bebé adora brincar contigo, ouvir-te falar e cantar, ou simplesmente passar tempo contigo. Mas pode tornar-se muito divertido para ele ou ela fazer amiguinhos do seu tamanho! Com 2 meses e meio, o teu bebé está bem alerta relativamente a outras pessoas e àquilo que se passa à sua volta, o que significa que vai reagir a interacções com outros bebés.

Se tens amigas com bebés pequenos, arranjar novos amigos é fácil: só tens combinar um lanche em casa e pronto. Se não, podes tentar encontrar grupos de novas mães na tua zona. Hoje em dia, com as redes sociais, é fácil encontrar pessoas com quem te identificas e que estão a passar por experiências semelhantes à tua. Se optares por esta via, lembra-te de pôr sempre a tua segurança e a do bebé em primeiro lugar!

Seja com amigas ou com novas mamãs que não conheces, estes momentos acabam por ser bom para ti também. É fácil deixares a tua vida social para trás quando tens de tomar conta de um bebé pequenino e assim juntas o útil ao agradável. O teu bebé pode brincar com outros pequenitos e tu podes voltar a lembrar-te do quão bom é socializar com pessoas que te respondem mais do que “gugudadá”.

Eu e o Meu Bebé

Como percebeste pela primeira fase deste artigo, nesta fase da sua vida, tu és a pessoa mais importante para o teu bebé e ele/ela vai fazer tudo para te ver sorrir. À medida que se torna mais ciente das suas emoções (e das tuas) e do mundo à sua volta, o bebé desenvolve os seus traços de personalidade e tu serás provavelmente a primeira pessoa a quem ele/ela os irá revelar. Por esta razão, é muito importante passares tempo com o pequeno/a!

Nesta altura, ele e ela já vai adorar brinquedos, não só porque já os consegue agarrar e abanar, mas porque as cores, texturas e barulhos são muito interessantes para o pequeno/a. Mas não precisas de estar sempre a brincar com ele/ela. Mesmo se estiverem deitados a ler uma história ou se estiveres simplesmente a contar-lhe do teu dia, como aconselhámos no artigo anterior, todos estes momentos são extra especiais para o bebé. Chama o papá ou mamã e tornar-se-ão ainda mais inesquecíveis!

Desenvolvimento e Crescimento do Bebé

Os dois meses e meio são altura de mais um surto de crescimento do teu bebé, que será mais visível nos braços e pernas do bebé e, se notares umas pequenas banhas nestas partes do seu corpo, não te preocupes. É normal os bebé serem mais redondos durante os seus primeiros meses de vida e, com o tempo, vais ver o teu filho ou filha vai crescer em altura e a gordurinha se vai distribuir pelo seu corpo.

Mas por agora, vais ter de te adaptar ao teu gordinho ou gordinha e, para além das novas roupas de que vais precisar, é provável que tenhas também de ajustar o cinto na sua cadeira infantil. Muitas cadeiras vêm com um guia que te indica as medidas de cinto recomendadas para o peso e altura do bebé. Seguindo essas instruções, não deverá ser complicado perceber qual é a melhor medida para o teu pequeno/a nesta altura. Desde que o cinto não esteja demasiado apertado nem demasiado solto, o teu bebé deverá estar seguro e confortável.

Alimentação e Sono do Bebé

Lá em cima falámos de mais um surto de crescimento e, por agora, já deves saber que isso significa que o apetite do teu bebé vai aumentar outra vez. Aos dois meses e meio, podes notar que o teu bebé se distrai facilmente enquanto o/a alimentas. Isso dificulta um pouco o processo, nós sabemos, mas é um óptimo sinal ele ou ela estar tão curioso/a acerca do que se passa à sua volta! Se isto trouxer muitas dificuldades, o nosso conselho é que o/a alimentes num quarto escuro, onde não haja grandes distracções.

Com esta idade, os bebés costumam dormir 15 horas por dia, cerca de 10 durante a noite e as outras cinco durante o dia, distribuídas em sestas de cerca de 45 minutos. Com muita, muita sorte, pode acontecer o pequeno/a dormir a noite inteira e deixar-vos descansar durante 8-horas-seguidas. Até parece mentira, não é? Não tenhas grandes esperanças – isto só acontece aos papás mais sortudos – mas se esse for o vosso caso, aproveitem cada segundo!

Uma boa notícia no que toca ao sono do teu bebé é que, por esta altura, ele/ela começa a desenvolver o seu ritmo circadiano. Isto significa que o bebé começa a distinguir o dia da noite, o que vai ajudá-lo/a a perceber quando é hora de estar acordado/a e quando é hora de dormir. Este processo torna-se ainda mais fácil se tu e o papá tentarem, a pouco e pouco, estabelecer uma rotina para o pequeno/a.

Saúde do Bebé

Quanto tempo é que o teu bebé passa deitado/a de barriga para cima? Apesar de esta ser a posição que te parece mais natural para o pequeno/a, mas tal como referimos no artigo sobre o primeiro mês de vida do bebé, é boa ideia variar um pouco e colocá-lo de barriga para baixo de vez em quando (sempre sob supervisão de um adulto). Nesse artigo demos-te este conselho como maneira de exercitar os músculos do pescoço, mas há outra razão para o fazeres.

Quando um bebé passa demasiado tempo deitado de barriga para cima, é possível que desenvolva uma condição chamada plagiocefalia (ou, em palavras mais simples, o síndrome da cabeça achatada). É fácil perceber o porquê: a pressão constante na mesma zona da sua cabeçinha acaba por ter as suas consequências.

Apesar do nome assustador, este síndrome é bastante comum e, em muitos casos, costuma resolver-se por si próprio. E sem pânico, o síndrome não afecta o cérebro do bebé de maneira nenhuma. Alguns bebés acabam por ter de usar um capacidade especial que ajuda a corrigir o aspecto da cabeçinha. Dependendo do nível do seu síndrome, os bebés podem ter de usar este capacete durante um a seis meses.

É normal precisares de ajuda!

Aos dois meses e meio, o teu bebé ainda é bem pequenino e é perfeitamente normal ainda estares na fase de ajustamento à tua nova vida de mamã. Por vezes, pedir ajuda pode parecer um sinal de fraqueza, como se estivesses a admitir que não consegues dar conta de todas as tuas responsabilidades… e qual é o mal?

Pergunta a qualquer mulher que já teve um filho e podemos garantir-te que nenhuma estava 100% confiante naquilo que estava a fazer. Se precisares de ajuda, pede. Aos teus pais, ao teu parceiro ou parceira, à tua irmã, a uma amiga, ao teu médico ou médica, a um/uma babysitter… há muita gente disposta a tomar conta do teu pequeno ou simplesmente a dar-te conselhos de coisas que aprenderam com as suas próprias experiências. Por isso, aproveita!

Escrito por:

Catarina Martins Colaboradora da Dra. Cegonha

Escrito por:

Carolina Mateus Colaboradora da Dra. Cegonha

Validado por:

Carlos Daniel Santos Mestre em Medicina, Licenciado em Saúde Ambiental e em Radiologia e investigador na área de Saúde da Mulher