Bebé com 6 meses
Wow, meio ano! O tempo passa a correr, não é? Vamos falar da rotina alimentar, sopinha, iogurtes e uma cadeirinha à maneira para que não falta nada na hora de dar uma alimentação equilibrada ao pequenito/a. E, presta bem atenção, está na hora de lhe começares a ensinar alguns movimentos simples mas muito importantes! Ah, e mais vacinas…
-
Peso (percentil 50) 7,3 kg
-
Altura (percentil 50) 65,7 cm
-
Perímetro Cefálico (percentil 50) 42,2 cm
-
Peso (percentil 50) 7,9 kg
-
Altura (percentil 50) 67,6 cm
-
Perímetro Cefálico (percentil 50) 43,4 cm
Prazer em conhecer-te, bebé!
Lembras-te aos três meses, quando
começaste a notar subtis sinais da personalidade do teu bebé? E aos quatro, quando já começaste a ter ideia se tinhas aí um
pequeno introvertido ou extrovertido? Pois bem, agora, com meio ano
(woohoo!
Seis meses pode parecer bastante tempo para ele/ela perceber que é uma pessoa por si só, mas a verdade é que, quando nasceu, o teu bebé via-se como uma parte de ti. Passar dessa realidade para uma em que ele/ela tem os seus próprios traços de personalidade é uma grande mudança. Claro que os seus valores e ideais vão partir muito daquilo que tu e o teu parceiro ou parceira lhe ensinam. Mas a base da sua personalidade vai desenvolver-se por si própria, e a partir de agora, vais poder verdadeiramente ficar a conhecer o teu bebé!
Eu e o Meu Bebé
Tens falado com o teu bebé? Se sim, é bem provável que tenhas notado que ele/ela consegue fazer sons que antes não conseguia. Apesar de ainda não conseguir formar palavras – pelo menos palavras que estejam no nosso dicionário – a quantidade de sons que o teu bebé consegue agora fazer é bem maior e isso permite-lhe comunicar contigo, com o papá/mamã e com o resto da família de uma maneira completamente nova!
Algo que podes fazer para facilitar as vossas conversas é tentar ensinar-lhe movimentos simples. Começar por ensinar-lhe como fazer olá e adeus com a sua mãozinha é um óptimo começo. Depois, podes passar a movimentos mais úteis, como “Quero mais”, “Tenho fome” ou “Tenho sono”. Ele/ela vai continuar a falar na sua linguagem de bebé, mas com alguns movimentos, vais conseguir decifrar o que o bebé está a querer dizer muito mais facilmente.
Desenvolvimento e Crescimento do Bebé
Se notaste que o crescimento do teu bebé tem abrandado nos últimos tempos, não te preocupes. É suposto isso acontecer por volta do seu meio ano. Se ele/ela continuasse a crescer ao ritmo a que tem crescido durante os últimos meses, imagina o pequeno gigante que terias aí em casa!
Se o seu tamanho estabiliza, o mesmo não se pode dizer da sua força e coordenação. Os seus músculos estão cada vez mais capazes e a partir dos seis meses, vais notar isso facilmente. Por esta altura, o teu bebé já deverá conseguir sentar-se sem suporte, assim como aguentar mais peso nas suas perninhas (apesar de ainda não conseguir estar de pé sem a tua ajuda) e rolar de um lado para o outro quando está deitado/a.
Para além disso, é bem provável que repares que o teu bebé de meio ano começa a tentar rastejar. Pois é, daqui a um tempinho ele/ela vai conseguir ir de um lado para o outro! Mas não te preocupes, por agora ele/ela não deve conseguir fazer muito mais do que tentar. Aproveita enquanto tens esse descanso!
Alimentação e Sono do Bebé
Até agora, o plano alimentar do teu bebé não podia ser mais simples: leite, leite e… leite. Talvez ainda amamentes, talvez já tenhas passado à fórmula, mas a verdade é que o menu diário do pequeno/a não tem muito que se lhe diga.
Pois bem, com a chegada dos 6 meses, é provável que o teu bebé se comece a aperceber que há muitas, muitas mais coisas que se podem comer e assim, a interessar-se por alimentos sólidos. Mas será esta a altura certa para os introduzir na dieta do bebé? A resposta certa é… depende. A única maneira de saberes é estando atenta aos sinais que o teu filho ou filha te dá. Se ele/ela te imita quando é hora de comer, se abre a boca quando vê uma colher ou até se tenta agarrar os talheres quando te vê a usá-los, ele/ela está muito provavelmente a tentar dizer-te, “Mamã, eu quero papar isso!”.
Como deves imaginar, sentar o teu bebé numa cadeira normal não vai facilitar em nada a hora de papar (mesmo que ele/ela se consiga sentar perfeitamente direito/a). E isso quer dizer que está na hora de ir às compras! Aqui está o que devem procurar:
- Uma cadeira de refeição. Estas cadeiras facilitam o teu trabalho porque o bebé não se
consegue mexer tanto como numa cadeira normal. - Colheres para bebés. As gengivas do teu bebé são mais sensíveis que o normal porque os
dentinhos ainda se estão a desenvolver. Usar uma colher normal, mesmo que
pequena, pode acabar por magoar o pequeno/a, daí ser importante comprares
colheres especificamente desenhadas para bebés. - Babetes. Não vamos mentir: as primeiras vezes em que deres papas ao teu bebé é muito
provável, quase certo, que a mesa, o bebé e tu acabem com papa em todo o lado.
Colocar um babete grande ao pescoço do bebé facilita as limpezas pós-refeição.
Quando for altura de papar, lembra-te de que os alimento sólidos são uma grande novidade para o bebé. Por isso, não esperes que ele/ela aceite logo qualquer papinha que lhe dás. Vai tentando a pouco e pouco, sem nunca forçar o bebé a comer algo que ele/ela definitivamente não parece querer, e vais ver que essas refeições se vão tornando cada vez mais fáceis.
No que toca ao sono, aos seis meses, é comum os bebés já conseguirem dormir noites inteiras frequentemente (com uma ou outra sestinha adicional durante o dia). Se esse não é o caso do teu, não desesperes: cada bebé desenvolve-se ao seu ritmo e o teu não deve demorar muito a conseguir dormir 7 a 9 horinhas sem interrupções. Quando sentires o stress e cansaço a acumular, lembra-te das vossas noites há 3 ou 4 meses atrás. Bem pior, não era? Keep calm!
Saúde do Bebé
Aos 6 meses, o teu bebé vai ter de levar mais uma picadinha: a 3ª dose da vacina hexavalente DTPaHibVIPVHB, que já referimos em artigos anteriores.
Cada bebé começa a sentir os dentinhos a crescer em alturas diferentes, mas quer o teu se tenha começado a queixar há meses atrás ou só agora pareça estar um bocadinho desconfortável, aos seis meses, deves começar a lavar os seus dentinhos (sim, ainda que inexistentes!). Começar a fazê-lo cedo ajuda os dentes a crescer o mais saudável possível, o que é uma óptima maneira de prevenir problemas orais. Afinal, ninguém gosta de ir visitar o seu dentista, não é?
Usar uma escova de dentes normal é demasiado agressivo para o pequeno/a. De início, podes apenas usar os teus dedos (bem, bem limpos) ou uma gaze para limpar as suas gengivas. Se optares por uma escova, garante que é especificamente designada para bebés. No que toca à pasta de dentes, é importante que uses uma quantidade muito pequenina, do tamanho de um grão de arroz – por agora, o bebé não precisa de mais – e que optes por uma pasta com flúor que previna cáries.
Se o teu bebé não for grande fã de lavar os dentes, experimentar lavar os teus dentes à sua frente. O pequeno/a vai ver isto como um jogo e vai querer imitar-te!
Porque não comemorar?
Hey, não há vergonha nenhuma em querer celebrar o meio ano do teu filho ou filha. Se ele/ela se vai lembrar desta mini festa daqui a uns anos? Bem… duvidamos. Mas não vais estar só a celebrar a idade do bebé, vais estar também a celebrar o óptimo trabalho que tu e o papá/mamã têm feito durante os últimos seis meses. Por isso, sim, vocês merecem essas fatias de bolo. Parabéns a vocês!