Bebé com 8 meses
Agora que ele/a não pára de andar de um lado para o outro, já tornaste essa casa 100% à prova de bebé? Não sabemos se já percebeste, mas o teu pequenino/a já consegue utilizar sons para expressar emoções diferentes e já junta pares de letras para dizer coisas que quase parecem palavras. Vamos ainda falar de alimentação, sono e alergias (já fizeram um teste?).
-
Peso (percentil 50) 7,9 kg
-
Altura (percentil 50) 68,7 cm
-
Perímetro Cefálico (percentil 50) 43,4 cm
-
Peso (percentil 50) 8,6 kg
-
Altura (percentil 50) 70,6 cm
-
Perímetro Cefálico (percentil 50) 44,5 cm
Uma casa à prova de bebé
Durante os primeiros seis meses, o teu bebé não conseguia ir a lado nenhum sozinho, por isso não tiveste de te preocupar com o que era ou não seguro para o pequeno ou pequena aí em casa. Se por volta do sétimo mês, o teu bebé começou a gatinhar, é bem possível que tenhas começado a pensar em mudar certas coisas em casa para evitar acidentes. E agora, ao oitavo mês, é definitivamente altura de tornar essa casa 100% à prova de bebés.
Resumidamente, aquilo que tens de fazer é olhar para cada divisão em tua casa, perceber o que é que poderia colocar o pequenito em perigo caso o perdesses de vista e tornar esses detalhes baby-friendly. Se não sabes por onde começar, não te preocupes. Como de costume, estamos aqui para te ajudar. 😉
- Esconde todos os cabos electrónicos;
- Coloca uma protecção em todas as tomadas eléctricas;
- Se tiveres escadas em casa, coloca grades de protecção tanto em cima como em baixo;
- Se costumas usar toalhas de mesa, deixa de o fazer enquanto o bebé é pequenino. Ele/ela vai querer puxar a toalha. Um pesadelo;
- Coloca toda a loiça em armários altos, onde o bebé não chegue, assim como produtos de limpeza e medicamentos;
- Coloca trancas em todos os armários e gavetas onde o bebé consegue chegar;
- Coloca grades de segurança nas janelas do quarto do bebé;
- Fixa os armários à parede (podes encontrar kits de fixação em lojas de mobília e de bebé);
- Se tiveres uma piscina, usa uma cerca de pelo menos 1,20 metros para prevenir afogamentos.
- Quando não estiveres a usar equipamentos como o ferro, a torradeira ou a máquina de café, desliga-os da corrente.
Estas são algumas das coisas que podes fazer para evitar acidentes com o teu pequenito/a. Mas se precisares de mais conselhos ou tiveres alguma questão em específico, não hesites em perguntar ao/à pediatra. Acredita, no que toca a manter o teu bebé em segurança, não há perguntas erradas!
Eu e o Meu Bebé
Já é habitual falarmos da comunicação entre ti e o bebé nesta secção dos artigos, e este não será excepção. A verdade é que o teu bebé consegue expressar-se cada vez melhor a cada mês que passa e é impossível não o irmos referindo, por um lado para te dar uma ideia daquilo que deverá acontecer, mas também para te relembrar da importância de tirares algum tempo para falar e brincar com o teu bebé!
Ao oitavo mês, o pequeno/a começa a fazer sons específicos para diferentes emoções, por isso torna-se mais fácil para ti e para o papá/mamã perceberem se o bebé está feliz ou se algo o/a está a incomodar. Para além disso, o bebé responde quando chamas ou falas com ele/ela e por vezes, pode até parecer que diz palavras reais! Isto acontece porque aos oito meses, o teu bebé talvez consiga juntar duas sílabas e fazer novos sons que antes não conseguia fazer.
Desenvolvimento e Crescimento do Bebé
Tendo em conta o título e introdução deste artigo, já deves ter ideia dos desenvolvimentos que acontecem ao oitavo mês do teu bebé. O pequeno ou pequena está cada vez mais móvel. Por agora, talvez ainda só gatinhe, mas com o tempo torna-se capaz de o fazer de uma maneira cada vez mais coordenada e rápida.
As suas perninhas também estão bem mais fortes. Tão fortes que podes apanhar o pequeno/a a apoiar-se em mobília para se conseguir pôr em pé. Uma das razões por que é tão importante teres todos os teus armários e todas as peças de mobília grandes bem presas à parede.
Alimentação e Sono do Bebé
Pelo oitavo mês, o teu pequeno ou pequena já deve estar habituado à textura das papinhas de fruta e vegetais e o mais provável é que já tenhas percebido quais são os seus sabores favoritos e menos favoritos. Por isso, esta é a altura certa para expandir o menu do pequeno um bocadinho mais!
Não, o teu bebé ainda não vai comer o mesmo que tu e o papá/mamã e sim, ainda vais ter de lhe dar leite todos os dias. Mas podes tentar dar-lhe iogurte, por exemplo. Se te estiveres a sentir um bocadinho mais aventureira, podes também dar-lhe uma papinha de aveia. A textura desta papa é completamente diferente daquilo que o bebé tem comido, por isso não te preocupes se, de início, ele ou ela não parecer adorar esta novidade. Primeiro estranha-se, depois entranha-se!
No que toca ao sono, o teu bebé deverá dormir algo entre 12 e 14 horas por dia. Lembras-te de há uns artigos atrás te termos falado da ansiedade que o teu pequeno/a sente quando está longe de ti? Na altura referimos que isso pode dificultar a tua vida quando o/a apresentares a pessoas novas. E agora, ao oitavo mês, voltamos a falar desta ansiedade porque é comum causar alguns problemas durante a noite.
Se isso acontecer com o teu bebé, experimenta oferecer-lhe um peluche especial para as noites (com o tempo, torna-se um símbolo de segurança e conforto) ou deixar a porta do seu quarto aberta durante noite. Evita apenas tirá-lo/a da cama, alimentá-lo/a ou levá-lo/a para a tua cama.
Saúde do Bebé
A partir do momento em que o bebé começa a tentar a ir de um lado para o outro sozinho, há algo que se torna um grande perigo para a sua saúde: objectos pequenos. Por esta altura, o teu bebé adora levar tudo e mais alguma coisa à sua boca. Enquanto peluches, mantas e almofadas não representam grande perigo, objectos pequenos podem levar a que o pequeno se asfixie. Por isso, é absolutamente essencial que coloques tudo o que é pequenino – moedas, comprimidos e botões, por exemplo – onde o teu bebé não consiga chegar. Se ainda não o fizeste, considera tirar um curso de primeiros socorros para bebés. Mas lembra-te, mais vale prevenir do que remediar!
Para além disto, com 8 meses, o teu bebé já pode começar a usar protector solar. Se for verão, é essencial que protejas a saúde da sua pele, mas mesmo durante as outras estações, os raios solares podem ser prejudiciais. Vai à farmácia, compra um protector solar especialmente designado para bebés e não te esqueças de o aplicar 15 a 30 minutos antes da exposição solar e volta a aplicar de 2h em 2h.
Alguma alergia?
Caso notes que o teu ou a tua bebé tem sintomas de alergia respiratória, tais como, pingo no nariz e espirros constantes, estar sempre a passar a mão pelo nariz, ou de alergia da pele, em surgem pequenas manchas de pele seca e avermelhadas, com ou sem sinais de coceira, podes referir tudo isso na próxima consulta com o pediatra, para que seja feita uma investigação clínica de possíveis alergias.Se ainda não levaram o vossos bebé a fazer um teste de alergias, porque não ir agora? Visto que o menu do pequeno/a se está a tornar cada vez mais diversificado, pode ser uma boa ideia!